Segundo orientações do Ministério do Turismo para elaboração de roteiros turísticos, o processo de roteirização turística de uma região possui caráter norteador que subsidia o fortalecimento das ações locais, presentes e futuras, podendo contribuir para o aumento do fluxo de turistas a um determinado destino, assim como para ampliar seu tempo de permanência e os gastos que realizam durante suas viagens.
Assim, entendemos por roteiro turístico, como sendo “um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística das localidades que formam o roteiro” (Ministério do Turismo, Programa de Regionalização do Turismo, 2007).
Com vistas à uniformização e difusão da linguagem técnica, relacionam-se abaixo alguns conceitos utilizados.
TERMOLOGIA | CONCEITO |
Atrativo turístico | Local, objeto, equipamento, pessoa, fenômeno, evento ou manifestação capaz de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-lo. |
Serviços e equipamentos turísticos | Conjunto de serviços, edificações e instalações indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os serviços e os equipamentos de hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, eventos, lazer, etc. |
Infraestrutura de apoio ao turismo | Conjunto de serviços, edificações e instalações indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os serviços e os equipamentos de hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, eventos, lazer, etc. |
Produto turístico | Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, ofertados de forma organizada por um determinado preço. |
Região turística | Espaço geográfico que apresenta características e potencialidades similares e complementares, capazes de serem articuladas e que definem um território. |
Destino turístico | Local, cidade, região ou país para onde se movimentam os fluxos turísticos. |
Destino indutor | Local que possui infraestrutura básica, turística e atrativos qualificados, capazes de atrair e distribuir significativo número de turistas para seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido. |
| Fonte: Ministério do Turismo, 2008 |
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Compreendemos aqui que um atrativo turístico seja simplesmente o valor potencial de um dado local, objeto, equipamento, pessoa, fenômeno, evento ou manifestação, seja ele natural ou cultural, que, através de uma interpretação e combinação de outros valores, serviços e infraestrutura, poderá se transformar em um produto turístico.
Produto Turístico = Atrativos + Infraestrutura + Gestão Local + Preço |
Esse, por sua vez, é a soma de componentes materiais e imateriais que são percebidos pelos visitantes, a um determinado valor, como um conjunto de atrativos, serviços e infraestrutura do destino turístico.
Assim, compreendendo a importância de produzirmos produtos ecoturísticos sustentáveis, veremos nesse capítulo indicações adaptadas a partir do Manual Técnico de Desenvolvimento de Roteiros Turísticos apresentado pela Creato, e indicações metodológicas para planificação interpretativa em trilhas e rotas ecoturísticas através da identificação de pontos interpretativos estabelecendo uma temática ambiental ao produto turístico.