Atividades Ecoturisticas


As Orientaões Basicas do Ecoturismo brasileiro orienta as atividades praticadas pelo segmento como  complementaridade das atividades tradicionalmente ditas turísticas (hospedagem, transporte, alimentação, recreação, entretenimento, operação, agenciamento, recepção, guiamento, condução e outras) e das práticas que as geram, ou seja, as atividades de experienciação da natureza e que dão consistência ao segmento, tidas como tipicamente ecoturísticas. Ao serem contempladas no âmbito desse segmento, quaisquer dessas atividades devem considerar:
  • Aspectos construtivos das instalações em relação ao porte, ao estilo arquitetônico e aos materiais utilizados, técnicas e procedimentos adotados.
  • Meios e vias de transporte de baixa potencialidade de degradação e poluição e adequados ao ambiente.
  • Serviços e produtos harmonizados aos princípios da qualidade, da sustentabilidade e da cultura local.
As atividades tipicamente ecoturísticas devem ocorrer estrita e necessariamente seguindo premissas conservacionistas. Podem realizar-se concomitantemente ou em conjunto com outras, de formas e por meios diversos, e devem ser estruturadas e ofertadas de acordo com normas e certificações de qualidade e de segurança de padrões reconhecidos internacionalmente. De modo geral, as atividades ecoturísticas buscam atender às motivações específicas por meio de atividades passíveis de serem praticadas com outras finalidades, configurando outros segmentos. Porém, o que caracteriza o segmento são as atividades resumidas em observação e contemplação da natureza que podem ocorrer de diversas formas e meios.

ATIVIDADES PRINCIPAIS
MEIO
FORMA



OBSERVAÇÃO
Fauna
·     Aves, mamíferos, cetáceos, insetos, répteis e anfíbios, peixes.
Flora
·     Exuberância paisagística, plantas medicinais, ornamentais e utilitárias.
Formações Geológicas
·     Área de ímpar diversidade geológica que oferece locais estratégicos para discussão da origem dos ambientes, sua idade, entre outros fatores.



CONTEMPLAÇÃO
Caminhadas
·     Percursos a pé para fins de contemplação com possibilidade de interpretação.
Mergulho
·     Submersão em ambientes aquáticos de alto valor ecológico.
Safáris Fotográficos
·     Fotografar paisagens singulares ou animais, feitos a pé ou outro meio de transporte.
Trilhas Interpretativas
·     Conjunto de vias e percursos com função educativa e vivencial.

Fonte: Ministério do Turismo, 2008

a) Observação – exame minucioso de aspectos e características da fauna, flora, formações rochosas e outros, que exigem técnicas de interpretação ambiental, guias e condutores especializados, equipamentos e vestuário adequados.
b) Contemplação – apreciação de flora, de fauna, de paisagens e de espetáculos naturais extraordinários como as Cataratas do Iguaçu, os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba, a Floresta Amazônica, entre outros. As atividades relacionadas são:
 
Existe uma diversificada e significativa gama de outras atividades que, embora possam caracterizar outros tipos de turismo, podem também ser ofertadas em produtos e roteiros desse segmento: atividades de aventura, de pesca, náuticas, esportivas, culturais e várias outras, desde que cumpram as premissas, comportamentos e atitudes estabelecidas para o Ecoturismo.