Segundo orientações do Ministério do Turismo para elaboração de roteiros turísticos, o processo de roteirização turística de uma região possui caráter norteador que subsidia o fortalecimento das ações locais, presentes e futuras, podendo contribuir para o aumento do fluxo de turistas a um determinado destino, assim como para ampliar seu tempo de permanência e os gastos que realizam durante suas viagens.
Assim, entendemos por roteiro turístico, como sendo “um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística das localidades que formam o roteiro” (Ministério do Turismo, Programa de Regionalização do Turismo, 2007).
Com vistas à uniformização e difusão da linguagem técnica, relacionam-se abaixo alguns conceitos utilizados.
 
TERMOLOGIA
CONCEITO
Atrativo turístico
Local, objeto, equipamento, pessoa, fenômeno, evento ou manifestação capaz de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-lo.
Serviços e equipamentos turísticos
Conjunto de serviços, edificações e instalações indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os serviços e os equipamentos de hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, eventos, lazer, etc.
Infraestrutura de apoio ao turismo
Conjunto de serviços, edificações e instalações indispensáveis ao desenvolvimento da atividade turística. Compreendem os serviços e os equipamentos de hospedagem, alimentação, agenciamento, transporte, eventos, lazer, etc.
Produto turístico
Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, ofertados de forma organizada por um determinado preço.
Região turística
Espaço geográfico que apresenta características e potencialidades similares e complementares, capazes de serem articuladas e que definem um território.
Destino turístico
Local, cidade, região ou país para onde se movimentam os fluxos turísticos.
Destino indutor
Local que possui infraestrutura básica, turística e atrativos qualificados, capazes de atrair e distribuir significativo número de turistas para seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido.

Fonte: Ministério do Turismo, 2008



Compreendemos aqui que um atrativo turístico seja simplesmente o valor potencial de um dado local, objeto, equipamento, pessoa, fenômeno, evento ou manifestação, seja ele natural ou cultural, que, através de uma interpretação e combinação de outros valores, serviços e infraestrutura, poderá se transformar em um produto turístico.
Produto Turístico = Atrativos + Infraestrutura + Gestão Local + Preço
Esse, por sua vez, é a soma de componentes materiais e imateriais que são percebidos pelos visitantes, a um determinado valor, como um conjunto de atrativos, serviços e infraestrutura do destino turístico.

Assim, compreendendo a importância de produzirmos produtos ecoturísticos sustentáveis, veremos nesse capítulo indicações adaptadas a partir do Manual Técnico de Desenvolvimento de Roteiros Turísticos apresentado pela Creato, e indicações metodológicas para planificação interpretativa em trilhas e rotas ecoturísticas através da identificação de pontos interpretativos estabelecendo uma temática ambiental ao produto turístico.